terça-feira, 10 de julho de 2012

Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a era digital


As dimensões ilimitadas da aprendizagem. George Siemens (2008).

No artigo “Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age”, George Siemens apresenta uma teoria alternativa de aprendizagem, adaptada à nova realidade tecnológica e à sociedade em rede. O Conectivismo parte da premissa de que o conhecimento se constrói por meio de uma rede de conexões, sendo a aprendizagem a capacidade de construir conhecimento em conexão. Dessa forma, o conhecimento está disponível através de redes e a forma ou atitude de aprender não é mais do que a capacidade de construir uma ampla rede de conexões. Propõe uma visão de ecologia da aprendizagem.
O Conectivismo não é consensualmente aceito enquanto teoria da aprendizagem, mas tem uma importância reconhecida nos novos processos pedagógicos-educativos na sociedade conectada em rede.
O assunto é super atual e muito interessante para o tema do meu projeto de pesquisa em CI, Educação Corporativa (EC) - Aprendizagem Organizacional. As práticas de  aprendizagem experiencial e em rede, tendo a gestão do conhecimento (GC) como centro, em conjunto relatam significantes resultados no alinhamento das competências profissionais e objetivos de negócio no mundo corporativo. E nos programas de EC a necessidade de avaliar o valor impactante do aprendizado enquanto transferência ou comportamento, revela-se importante, à priori e à posteriori.

Segue o link com vídeo sobre o assunto: http://orfeu.org/weblearning20/4_2_conectivismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário