quarta-feira, 11 de julho de 2012

Contextualização da pesquisa com foco na CI


Para traçar um panorama de autores e conceitos que fundamentam o projeto de pesquisa, parte-se da ideia de que a Ciência da Informação é interdisciplinar por natureza porque os problemas de informação não podem ser abordados dentro de uma única área da atividade científica como intensifica Saracevic (1996):
A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. (SARACEVIC, 1996, p. 47)

Por isso, torna-se necessário o desenvolvimento de abordagens teóricas e metodológicas e a Ciência da Informação para Bates (1999) está capacitada a adquirir e dar às outras ciências às informações que elas necessitam para produzirem conhecimento científico. Neste patamar,  Hawkins (2001) expõe que a Ciência da Informação lida com a transferência de conhecimentos, geração, organização, representação, processamento, distribuição, comunicação e uso da informação. E de forma estreita, porém de conteúdo abrangente, para Barreto (2002) a ciência da informação passou a ser uma instituição de reflexão da informação, como um campo, que estuda a ação mediadora entre informação e conhecimento.
De acordo com Barité (2001), de um modo menos específico, sem contudo deixar de ser importante, a organização da informação também se preocupa com a gestão do uso social da informação. Essa idéia é corroborada por Le Coadic (2004), ao apontar que para organizar e gerir a informação a ciência da informação tem “os sistemas, os serviços e os produtos de informação que se destinam a responder às necessidades de informação de usuários” (LE COADIC, 2004, p.110). Na perspectiva de Choo (2006) as estratégias de organização da informação criam as condições necessárias para um continuum que revigore a organização por meio de informação e conhecimento capazes de levá-la a agir de maneira inteligente.
No processo de inteligência competitiva organizacional, como argumenta Tarapanoff (2006) “as organizações devem usar a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões” (TARAPANOFF, 2006, p. 29). Nesse sentido, as informações e o conhecimento gerado e utilizado na prática podem ser transformados em vantagem competitiva.
A educação corporativa surge nesse contexto, apoiando esses novos paradigmas vigentes na sociedade do conhecimento. É uma ferramenta que contribui para valorização profissional e para a efetivação da estratégia organizacional. Tarapanoff e Aguiar (2006) acreditam que a atividade educacional justifica-se como uma estratégia de aprimoramento institucional, bem como, uma estratégia de competitividade ou de alavancagem do negócio. Reúne, segundo Alvares (2008), as vertentes da Gestão da Informação em sua interface com as tecnologias informacionais e ainda a Gestão do Conhecimento em zelar os ativos intangíveis com o aprendizado contínuo.
Pelos autores e conceitos aqui apresentados, pode-se afirmar que o estudo para avaliar o impacto da educação corporativa no desempenho de profissional está dentro do respaldo e temática proposta pela Ciência da Informação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ALVARES, Lillian. Interdisciplinaridade em Ciência da Informação: Gestão do conhecimento e Educação corporativa. Disponível em: <www.alvarestech.com/lillian/Apresentacoes/CIGCEC09102008.pdf>. Acesso em: 09/09/2011.
BARITÉ, Mário. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecologia y Documentación. In: CARRARA, Kester. (org.). Educação, Universidade e Pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações; São Paulo: FAPESP, 2001. p. 35-60.
BARRETO, A. Albuquerque. A Condição da Informação. São Paulo Perspectiva. vol.16 n.3. São Paulo,  2002.
BATES, M. The invisible substrate of the information science. Journal of the American Society for Information Science, 50 (12): 1043-1050, 1999.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a                 informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2 ed. São Paulo: SENAC, 2006. 
HAWKINS, D.T. Information Science Abstracts: tracking the literature of information science. Part 1: definition and map. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 24, p. 343372, 2001.
LE COADIC, Y.F. A Ciência da Informação.  2ª ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas na Ciência da Informação. Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 41-62, jan/jun., 1996.
TARAPANOFF, K. (org) Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT/UNESCO, 2006.
TARAPANOFF, K. Inteligência social e Inteligência Competitiva. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/viewFile/1335/1353> Acesso em: 18/10/2011.
TARAPANOFF, K; AGUIAR, A. Avaliação em Educação Corporativa. Disponível em:< http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/public/arquivo/arq1229429401.pdf>. Acesso em: 20/10/2011.

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