Ciclo-aprendizagem. Fonte: SBGC Educação (2011).
Ideia de Pesquisa
Avaliar o uso da informação por meio da aprendizagem.
Mensurar os resultados da aprendizagem organizacional.
Refinamento da Ideia de Pesquisa
Impacto da Educação Corporativa no resultado do desempenho profissional.
Objetivo Geral
Avaliar o impacto da Educação Corporativa no desempenho profissional.
Objetivos Específicos
Verificar os cinco níveis propostos por D. Kirkpatrick (2005):
Reação, Aprendizado, Comportamento, Resultado e Retorno de Investimento.
Metodologia
A intenção é contrapor as experiências das unidades, como estudo de casos múltiplos, a partir dos objetivos específicos e com a literatura especializada, para assim verificar o alinhamento do desempenho dos colaboradores aos objetivos estratégicos institucionais e oferecer uma ideia bastante aproximada de uma realidade maior.
Tipo de Pesquisa
Estudo de Caso (qualitativa)
Universo de Pesquisa
Se delimita em quinze unidades.
População próxima a 70 participantes do programa de EC.
Coleta de Dados
Entrevistas em profundidade e com roteiro.
Relevância do tema de pesquisa
Ciência da Informação:
Interdisciplinaridade (Saracevic).
Orientar o comportamento das pessoas e/ou organizações frente às informações e conhecimentos (Wersig).
Gestão da Informação:
Identificar necessidades e uso da informação (Choo).
Incorporar o uso da informação nas avaliações de desempenho (Davenport).
Conferir interface com as tecnologias informacionais (Alvares).
Gestão do Conhecimento:
Zelar os ativos intangíveis e orientar o aprendizado contínuo (Alvares).
Criar conhecimento a partir de uma construção significativa e compartilhada (Choo).
Avaliar os benefícios e o valor do conhecimento (Wiig).
Educação Corporativa (Aprendizagem Organizacional):
Facilitar a percepção dos gestores e comunidade corporativa sobre:
- As potencialidade da aprendizagem organizacional no desempenho de seus profissionais.
- O alinhamento das competências pessoais aos objetivos estratégicos da organização.
- A valorização profissional junto a efetivação da estratégia organizacional e competitiva.
- A criação ou o aperfeiçoamento dos processos avaliativos em aprendizagem, para índices de eficácia de eficiência organizacional.
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